terça-feira, 25 de outubro de 2011

Planejamento


Eixo Temático
Capacidades
Desenvolvimento e Observações
Avaliação







1-Valorização da Escrita
(1) Compreender diferenças entre o sistema da escrita e outras formas de representação.
(2) Conhecer o alfabeto e diferentes tipos de letras.
(3) Dominar convenções gráficas.                                                                                                                                                                                                                                                                         (4) Reconhecer unidades fonológicas.
- Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas.
- Expor na sala de aula, o alfabeto com letras de fôrma e cursiva para que o aluno as identifique.
- Apresentar materiais que possuam frases ou textos grafados com diferentes tipos de letras.
- Ler poemas, narrativas, canções revistas em quadrinhos e textos já conhecidos, correndo o dedo pelas palavras.
- Fazer atividades de leitura e escrita de pequenos textos familiares (parlendas, quadrinhos, ditos populares) contando o número de palavras, separando-as com traços coloridos, identificando e marcando as palavras que se repetem.
- Identificar e organizar conjuntos de palavras que começam com a mesma letra (mesmo som).
_ Propor aos alunos que listem palavras que começam ou terminem com o mesmo som, fazer rimas descobri-las em poemas e canções, imitar sons e ruídos característicos.

Verificar a porcentagem de erro e acertos da classe.




2-Apropriação do Sistema de Escrita
(3) Dominar convenções gráficas.
(4) Reconhecer unidades fonológicas.
(5) dominar a natureza alfabética do sistema de escrita.
(6) Dominar relações entre fonemas e grafemas.
- Manter exposto na sala de aula o alfabeto de letras de fôrma e cursiva para os alunos consultarem quando necessário.
- Utilizar alfabeto móvel para escrever sobre a carteira: nome dos colegas, dia da semana entre outros.
- Listar palavras que começam ou terminam com o mesmo som.
- Identificar e organizar conjunto de palavras que começam com a mesma letra ( mesmo som)
- Ordenar as letras para que produzam determinadas palavras.
- Deixar que as crianças produzam escrita a sua maneira e leiam apontando o que escrevem.
- Trabalhar com correspondência nome/figura.
- Ditar palavras ou pequenos textos para verificar se a criança utiliza os princípios e as regras ortográficas do sistema de escrita.
Verificar a porcentagem de erro e acertos da classe.











3-Leitura
(7) Ler e compreender palavras.
(8) Ler e compreender frases.
(9) Compreender globalmente o sentido do texto.
(10) Identificar gêneros e funções de textos e localizar informações.
(11) Realizar inferências.
(12) Formular hipóteses.
(13) Ler com fluência.
- Verificar se a criança é capaz de compreender frases com estrutura simples.
- Deixar exposto na sala canções, poesias, e parlendas que os alunos conheçam para que acompanhem a leitura passando o dedo sobre as palavras.
- Apresentar e utilizar no cotidiano da classe, textos de diferentes gêneros e suportes textuais como cartazes, letreiros, anúncios, rótulos, receitas, bulas, revistas e jornais.
- Explorar textos curtos com ilustrações interessantes, que auxiliem na compreensão do texto.
- Ler o título de um texto ou manchete e fazer perguntas sobre o assunto a ser tratado.
- verificar se a criança é capaz de realizar leitura oral de palavras, sentenças e textos com fluência expressando compreensão do que lê.
Verificar a porcentagem de erro e acertos da classe.


4- Produção Escrita
(14) Escrever palavras com autonomia.
(15) escrever palavras com grafia desconhecida.
(16) Escrever sentenças.
(18) Redigir textos curtos adequados.
- Incentivar a escrita espontânea.
- Ler para os alunos textos de diferentes gêneros e propiciar contatos com estes.
- Pedir aos alunos que elaborem os seus próprios textos.
- Verificar se em um ditado a criança é capaz de escrever mesmo com erros ortográficos, palavras cuja grafia é desconhecida.
- Propor a escrita de frases, legendas, propagandas, manchetes a partir de gravuras.
Verificar a porcentagem de erro e acertos da classe.


5- Desenvolvimento da Oralidade
(11) Realizar inferências.
(12) formular hipóteses.
(13) Ler com fluência.
(17) Recontar histórias lidas pelo professor.
- Verificar se a criança formula hipóteses sobre o assunto de um texto com o apoio de elementos textuais e contextuais.
- Se a criança lê com fluência.
- Verificar se a criança é capaz de reproduzir oralmente ou por escrito um texto lido em voz alta.
Verificar a porcentagem de erro e acertos da classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário